Fabio Procópio

Coaching, Vida e Carreira.

Site do Coach Profissional Fabio Procópio, membro da Academia Brasileira de Coaching e Relações Públicas pela UNESP.

Entrevista: Coach Cintia Seabra

A partir de hoje darei início a uma série de entrevistas com profissionais formados e que trabalham com o coaching. O objetivo das entrevistas é, além de divulgar cada vez mais o coaching no Brasil, também aprendermos e nos inspirarmos um pouco mais com as histórias e experiências destes profissionais.

Para dar início a esta série de entrevistas, convidei Cintia Seabra – Master Coach, psicóloga clínica e mestre em saúde coletiva pela USP. Cintia também é instrutora do Curso de Formação em Coaching da Academia Brasileira de Coaching. Confira!

Foto.jpg

Cíntia, como o coaching surgiu em sua vida? Conte-me um pouco sobre essa história até você se tornar uma treinadora/formadora da ABRACOACHING.

Sou formada em Psicologia desde 1997 e posso dizer que, desde então, venho colaborando no desenvolvimento de pessoas. Entretanto, foi em 2011 que comecei o meu “caso de amor” com o Coaching (risos). No momento que conheci, de perto, a metodologia, pensei: “Agora sim, descobri uma maneira, ainda melhor, de ajudar as pessoas a promoverem mudanças importantes em suas vidas!” – É claro que nesta hora, a experiência com o ser humano, vinda da psicologia, contribuiu enormemente. O Coaching me foi apresentado como uma metodologia, ou mesmo pode se dizer, como uma profissão. No entanto, de forma muito rápida, o Coaching se transformou em uma filosofia de vida para mim. Foi incrível colocar em prática, o que eu havia acabado de aprender, e perceber como os resultados estavam acontecendo de forma acelerada em minha vida. Foi quando decidi me tornar uma treinadora/formadora em Coaching.

Multiplicar pessoas para auxiliarem outras, através do Coaching, havia se tornado minha missão de vida. E desde então, eu acredito de verdade, que esta é a minha parcela para deixar este mundo um pouquinho melhor. Faço isto com muita entrega; e fico realmente feliz quando vejo alguém, que um dia foi meu aluno (como você, Fabio, por ex.), disseminando/exercendo o Coaching com muita paixão, comprometimento e responsabilidade acima de tudo. Quer evidência melhor que esta, que meu trabalho realmente vale a pena? (Risos).

2. Na sua opinião, quais são os desafios em trabalhar com o coaching hoje no Brasil?

Em síntese eu diria que existem dois pontos cruciais: O oportunismo e a desinformação.

Quando destaco o oportunismo, estou me referindo aos profissionais que não respeitam o ser humano que está diante dele. Refiro-me àqueles, que de forma irresponsável e despreparada, desenvolvem o trabalho de Coaching como uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Fico muito triste e preocupada quando vejo a metodologia Coaching sendo apresentada de forma distorcida ou quando se vende a ideia que o Coaching é mágico, milagroso... O pior do oportunismo é brincar com os sonhos do outro. Lembrando que, no Coaching ajudamos pessoas a transformarem seus sonhos em objetivos e seus objetivos em realidades. Estamos lidando com vidas e com isto não se deve brincar!

Um outro ponto é a desinformação. Muita gente não sabe o que é coaching e acaba confundindo com consultoria, terapia, autoajuda... Este é um grande desafio, que cabe a nós enfrentá-lo: Disseminar de forma clara e objetiva o que é coaching, como funciona, quem são as pessoas que fazem coaching... Toda forma de divulgação responsável vale a pena; e quanto mais pessoas conhecerem o Coaching, mais pessoas irão se beneficiar com essa metodologia que tem transformado tantas vidas mundo afora!

3. Após alguns anos de atuação enquanto coach profissional, qual a modalidade de coaching (carreira, vida, emagrecimento, etc..) que mais te desafia?

O Coaching de Vida faz brilhar meus olhos. Sonhos e objetivos pessoais me envolvem e me desenvolvem, eu diria. O ser humano é singular e estar diante de um cliente de Coaching é estar diante de uma caixinha de surpresas. Adoro isto! No entanto nos últimos tempos, venho me dedicando cada vez mais ao Coaching de Emagrecimento. Este é o meu desafio atual! Ajudar as pessoas que estão acima do peso, a resgatarem sua autoestima, disposição, saúde, liberdade -  alcançando o peso ideal. É formidável possibilitar que as pessoas identifiquem seus sabotadores, conheçam seu perfil comportamental, seus talentos, valores e tracem um plano de ação eficaz para emagrecer. Nessa hora, a jornada é mais importante que o destino! O Coaching de Emagrecimento é um processo inovador para quem busca pela solução definitiva para o peso ideal. Embora ainda, muito pouco conhecido no Brasil, vem apresentando resultados fantásticos!

4. Qual é o sentimento quando você vê seu coachee atingindo seus objetivos e realizando os seus sonhos? Em outras palavras, o que te motiva enquanto coach?

Ver o Outro feliz me deixa feliz. Ver o meu coachee (cliente) radiante porque mudou a vida, ousou, chegou onde nem ele mesmo imaginava chegar, me deixa em êxtase! É indescritível saber que o meu trabalho fez a diferença positiva para a vida de uma pessoa. Saber que ele está explodindo de felicidade! Pode parecer piegas, mas ver o meu coachee feliz me deixa realmente feliz!

5. Qual a definição de Coaching para a Cíntia Seabra, e qual a sua mensagem final?

Coaching é des-cobrir-se de maneira brilhante. É a alternativa para quem deseja viver em sua melhor versão!

Minha mensagem é simples: Respeitar as pessoas é importante, entender as pessoas é importante. Agora, respeitar e entender a você mesmo, é fundamental!

Isto a gente aprende no Coaching: Valorize o seu SER!!!

Um grande abraço,

Cintia Seabra.

SIte: www.seabracoaching.com.br

 

Mini Currículo:

• Master Coach  - Behavioral Coaching Institute (BCI)

• Instrutora do Curso de Formação em Coaching - Academia Brasileira de Coaching

• Fundadora da Empresa Seabra Coaching - Coaching, cursos e treinamentos.

  • Psicóloga Clínica – Universidade Estadual Paulista – UNESP

  • Mestre em Saúde Coletiva – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP

  • Pós-Graduação em Psicogerontologia – PUC/SP

  • Master  Practitioner em Programação Neurolinguística  (PNL) – ACTIUS

 • Coach de vida e negócios com empresários de diversos portes e segmentos

 • Psicóloga Clínica com mais de quinze anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos, idosos e cuidadores

     Por vários anos atuou como coordenadora de pesquisas de epidemiologia psiquiátrica na Faculdade de Medicina – Universidade de São Paulo (USP)

  • Participou de pesquisas inéditas no Brasil (USP), com grande repercussão internacional, as quais tiveram artigos publicados em revistas nacionais e internacionais