Fabio Procópio

Coaching, Vida e Carreira.

Site do Coach Profissional Fabio Procópio, membro da Academia Brasileira de Coaching e Relações Públicas pela UNESP.

DEPOIMENTO: Lucas Busatto e a sua história (ilustrada) com o Coaching

Acredito que as vezes a vida nos dá sinais. Sinais, quase como respostas, aos caminhos que buscamos, internamente, sem que mesmo nós mesmo saibamos o que buscamos. Mas a vida nos mostra...e basta prestar atenção, deixar fluir, que tudo acontece bem mais leve.

Foi assim meu processo com o Fábio. 

Trabalhavamos na mesma empresa, eu no departamento de arte, e ele no de marketing. 
Um dia, recebi por email, a comunicão do seu desligamento, e que a partir dali ele trabalharia como “coach profissional”.

Aquilo me intrigou bastante! Na hora pensei - é isso que eu preciso! Pois apesar de gostar de muitas das coisas que fazia lá, que misturava diagramação, ilustração e fotografia, eu não gostaria de ficar anos na mesma função, e sentia que meu forte era mesmo ilustrar.

Iniciamos então um processo de autoconhecimento, de busca de valores, de missão de vida.
Conversamos em lugares ao ar livre, de forma sincera, e o Fábio conseguiu me ajudar a tirar de dentro, e colocar em prática muitos dos meus desejos, como o de desenhar como forma de viver.

No meio do processo ilustrei um livro! O lançamento foi uma das melhores experiências da minha vida. Tive contato com pais e crianças, vi o brilho nos olhos delas quando liam as páginas ilustradas, ou quando me pediam para desenhar embaixo do autógrafo.

Aquela experiência, que trabalhando dentro da editora eu não tinha,  que sempre imaginei, sempre imaginei o brilho nos olhos de quem lia, observava os desenhos. E viver aquilo era o que eu precisava para criar coragem e seguir em frente!

Sabia então que precisaria estudar mais, para focar no meu sonho. Já estava estudando espanhol há 6 meses, pensando em algum dia fazer um curso de ilustração na espanha. E aquele era o momento. Em menos de 1 mês, e isso já era em Novembro, fui atrás de visto, passagem, acomodação e etc... para um curso que começaria em janeiro! Loucura né? Mas as coisas fluiram de uma forma incrível.


Poderia contar muitas coisas desse curso em Barcelona, mas o importante é que aprendi muito!! Olhar para a frente da sala de aula, e ver que aqueles professores tem mais anos de profissão que você de vida foi um sonho. O mais fantástico foi conhecê-los bem de perto, visitar seus estudios, suas casas, sair para jantar, trocar experiências, e aprender ao máximo ao lado deles.

Voltei renovado. Encerrava uma etapa da vida como designer gráfico, que fazia de tudo, na busca por ser útil, e começava a carreira dos meus sonhos, como ilustrador, que ainda quer ser útil, mas também quer ter prazer no que faz, e afetar positivamente a vida das pessoas.

Mas nem tudo foi tão fácil. Por meses ,de volta a Ribeirão Preto /SP, não consegui encontrar o modo mais tranquilo de trabalho...pois em casa, o trabalho se tornava muito solitário...eu sentia muita falta da troca de experiências com pessoas da area.

Até que um dia, o Fábio, em uma de nossas sessões de coaching, me deu a sugestão de dar aulas de desenho! 

De novo, a vida seguiu seu fluxo: Divulguei que daria aulas de desenhos, apareceram varias pessoas me apoiando e querendo saber mais. Uma dessas pessoas, era uma agência de publicidade  que me procurou para dar aulas para as duas sócias, e a filha de uma delas.
A filha é apaixonada por desenho, e convidou as amigas para as aulas também! Foi uma alegria só, e em menos de 1 semana depois que divulguei as aulas, já tinha duas turmas fechadas.

Só faltava mesmo um espaço para trabalhar como ilustrador, um estudio criativo...até que:
Não falta mais! As duas sócias da agencia de publicidade também estavam pensando em montar ume estudio criativo, com pessoas de varias areas, que pudessem somar entre si, mas sem ser uma empresa só. Pessoas que pudessem trabalhar em seus projetos, e somar na troca de experiencias, amizade, afeto, criando um ambiente que potencialize a criatividade.

Isso é só o incio de mais um novo processo! Mas a vida inteira não é feita de processos?

E além dele, muitas pessoas participaram disso tudo, brasileiros, chilenos, mexicanos, espanhois, catalãos... e eu sou imensamente grato a cada uma dessas pessoas.